A Relação Texto-Música na obra Tehillim de Steve Reich – Amplificar

A Relação Texto-Música na obra Tehillim de Steve Reich

Resumo

Ao final da década de 1970 e início da de 1980, o Minimalismo musical, tanto na América, onde surgiu, como na Europa, onde a vanguarda havia aderido, em sua maioria, ao Serialismo Integral, passaria por importantes mudanças estéticas e estilísticas que o distanciaria significativamente do Minimalismo clássico nascido na década de 1960 com seus quatro “pais fundadores” Philip Glass, Terry Riley, La Monte Young e Steve Reich. O termo Pós-Minimalismo é cunhado, tornando-se mais adequado e coerente quando aplicado às obras compostas a partir de agora, onde a figura do compositor volta à tona e suas características pessoais passam a ser mais importantes do que os processos composicionais. A busca por suas origens no judaísmo por volta de 1974 levaria o compositor norte-americano Steve Reich a trilhar novos caminhos para sua música e contribuiria com uma mudança pontual em seu trabalho: Reich se permitiria trabalhar com textos – jamais utilizados por ele – e linhas melódicas expressivas, além das constantes mudanças de métrica, movimentos harmônicos lentos e graduais e um processo sistemático de repetição não tão claro como os que se pode notar em suas obras anteriores. O presente artigo pretende discutir a relação entre texto e música ao analisar o primeiro movimento da obra Tehillim de Steve Reich, composta em 1981, onde pela primeira vez este compositor concebe uma obra musical a partir de um texto literário: os Salmos.

Connection between Text-Music in the Steve Reich's work Tehillim

At the end of the 1970’s and early 1980’s, the Minimalism, both in America where it appeared, as in Europe, where the vanguard had stuck mostly to the Integral Serialism, go through important aesthetic and stylistic changes that would keep him away from the classic Minimalism that emerged in the 1960’s with his four "founding fathers" Philip Glass, Terry Riley, La Monte Young and Steve Reich. The term Post-Minimalism becomes more appropriate when applied to works composed from now, where the figure of the composer resurfaces and personal characteristics become more important than the compositional processes. The search for their origins in Judaism by 1974 would lead the American composer Steve Reich to tread new directions to your music and help with a specific change in his work: Reich would work with texts – before never used by him – and expressive melodic lines, besides the constant changes of meter, slow and gradual harmonic movements and not as clear systematic process of repetition as it can be noticed in his earlier works. This article discusses the connection between text and music to analyze the first movement of Steve Reich's Tehillim, composed in 1981, where for the first time this composer conceives a musical work from a literary text: the Psalms.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.