A Rítmica Corporal de Ione de Medeiros como uma aliada ao desenvolvimento performático orquestral – Amplificar

A Rítmica Corporal de Ione de Medeiros como uma aliada ao desenvolvimento performático orquestral

Resumo

O presente texto caracteriza-se como parte de pesquisa-experimento no Mestrado Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia. Pretende-se aqui, explanar, de um modo geral, o conceito de Rítmica Corporal, assim como demonstrar como a prática dos exercícios da mesma pode trazer contribuições ao desenvolvimento performático musical. Além disso, será abordada a Rítmica Corporal de dois de seus representantes: o suíço Émile Jacques-Dalcroze e a brasileira Ione de Medeiros. Especificamente sendo realizada em um contexto orquestral, será exposta a Rítmica Corporal de Ione de Medeiros (RCIM) sendo abordada, adaptada e aplicada aos integrantes do Naipe das Madeiras da Orquestra Castro Alves (OCA) – grupo pertencente aos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) – com o intuito de aferir qualitativamente - através de análise de gravações em vídeo, entrevistas aos participantes do grupo mencionado, bem como aos maestros responsáveis pela orquestra - o desenvolvimento no domínio de elementos da prática orquestral por parte dos integrantes do referido grupo. Para o presente texto, é destacado o trabalho realizado com a finalidade de desenvolvimento do elemento atenção.

The Ione de Medeiros’ Body Rhythmic as an ally to the development orchestral performative

This text is characterized as part of research-experiment in Professional Master of Music degree from the Federal University of Bahia. It is intended here, to explain, on the whole, the concept of Body Rhythmic, as well as demonstrate how the exercises the same should contribute to the development musical performative. Also, will be addressed Body Rhythmic two of their representatives: the Swiss Émile Jacques-Dalcroze and Brazilian Ione de Medeiros. Specifically being held in an orchestral context, will be exposed the Ione de Medeiros’ Body Rhythmic (IMBR) being addressed, adapted and applied to the members of the Castro Alves Orchestra (CAO) Suit of the Woods - group belongs to the State Centers of Youth and Children's Orchestras of Bahia (NEOJIBA) - in order to assess qualitatively - by analysis of video recordings, interviews with group participants mentioned as well as to the conductors responsible for the orchestra - development in the field of orchestral practice’s elements among members of that group. In the present text, is highlighted the work realized for the purpose of developing the attention element.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.