A música no Brasil, de Guilherme de Mello: subsídios para uma edição crítica – Amplificar

A música no Brasil, de Guilherme de Mello: subsídios para uma edição crítica

Resumo

O livro de Guilherme de Mello, A musica no Brasil: desde os tempos coloniaes até o primeiro decenio da Republica, publicado em 1908, é considerado o primeiro do gênero entre os pesquisadores da musicologia brasileira. Vem servindo como referência para outras obras, mas também é criticado pelos métodos e argumentos apresentados. Contudo, não havia estudo detalhado sobre o livro e seu autor. Pretende-se, através deste artigo, mostrar os resultados obtidos com a pesquisa de doutorado intitulada Guilherme de Mello revisitado: uma análise da obra ‘A musica no Brasil’, defendida no ano de 2015 pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia e, fornecer subsídios documentais e analíticos para o possível estabelecimento de uma nova edição do livro. A referida pesquisa de doutorado foi realizada com o intuito de analisar o livro, confrontando-o com os vetores históricos, sociais, políticos e culturais em convergência, para o estabelecimento de uma edição crítica. Trata-se de investigação musicológica interdisciplinar, de caráter qualitativo, utilizando-se de métodos da ciência da informação, da história e da crítica textual. Como procedimentos, utilizou-se pesquisa bibliográfica e arquivística, com documentação proveniente de instituições relevantes no contexto da obra. A partir da análise das fontes documentais foi possível obter informações não encontradas na bibliografia da área, proporcionando um estudo biográfico inédito sobre Guilherme de Mello. Realizou-se, a partir de métodos da crítica textual aplicados à musicologia, um estudo detalhado do livro, seguido de uma proposta de edição crítica.

Guilherme de Mello’s A música no Brasil: Resources for a Critical Edition

Guilherme de Mello’s book, A musica no Brasil: desde os tempos coloniaes até o primeiro decenio da Republica (1908), is considered the first of its kind among researchers of Brazilian musicology. While serving as an important reference, it has also been criticized for the methods and arguments employed. To date, no detailed study of the book or its author exists. I intend with this paper to show the results of the doctoral dissertation Guilherme de Mello revisitado: uma análise da obra ‘A musica no Brasil’, finished in 2015 in the Programa de Pós-Graduação em Música of the Universidade Federal da Bahia and also provide documental and analytical resources for a future publication of a new edition of the book. The aim of the doctoral research is to analyze the book with respect to historical, social, political, and cultural convergent vectors to develop a critical edition. This interdisciplinary musicological research is qualitative, using methods of Information Science, History and Textual Criticism. Procedurally, I used bibliographic and archival research with documentation gathered from relevant institutions. During this research, I uncovered evidence previously unreported by literature in this area. Analysis of documentary sources contained herein provide an unprecedented biographical study of Guilherme de Mello. By applying methods of Textual Criticism to Musicology, the present research provides a detailed critical edition of de Mello’s book.

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