A dimensão lúdica na regência de coro infantil
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Resumo
Este trabalho apresenta encaminhamentos de uma pesquisa de mestrado concluída, cujo tema abordou a inserção lúdica no contexto do coro infantil. Na pesquisa a ludicidade foi investigada a partir da prática pedagógica de regentes selecionados onde se abordou aspectos sobre sua formação, suas habilidades e competências, como utilizam e se apropriam de estratégias lúdicas para o ensaio do coro bem como as crianças avaliam e compreendem propostas lúdicas. Com o objetivo de verificar o papel da ludicidade nas práticas musicais do regente de coro infantil, o delineamento metodológico deu-se por meio do estudo multicaso com abordagem de cunho descritivo qualitativo. A coleta de dados aconteceu em dois coros infantis, tendo como ferramentas de coleta a observação dos ensaios dos coros selecionados e entrevista semiestruturada com os respectivos regentes. Os resultados obtidos são apresentados em diálogo com a literatura pesquisada e os dados coletados onde se verifica a existência da dimensão lúdica como processo educacional e que esta supera o senso comum de ludicidade enquanto elemento complementar da educação deslocando-o para o centro da ação educativa promovendo a construção de conhecimento na música. Acredita-se por meio desta pesquisa, proporcionar aos regentes de coros e educadores musicais uma reflexão e discussão em busca de uma metodologia de trabalho que atenda às características socioculturais e cognitivas de seu grupo.
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