A Formação do Professor de Violão dos Cursos de Bacharelado em Música: breve panorama da região sudeste e aspectos legais
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Este artigo apresenta elementos de uma pesquisa intitulada “A formação pedagógica de dois professores de violão de curso de bacharelado em música no Brasil”. A pesquisa tem como objetivo principal compreender a formação destes professores a partir de suas trajetórias formativas. A investigação é dividida em duas fases. A primeira, do tipo exploratória, levantou dados, através de consulta aos sites oficiais, sobre a localização dos cursos de bacharelado em violão da região Sudeste e a formação acadêmica de professores de 8 instituições públicas. A segunda fase, estudo de casos múltiplos, levanta informações, através de entrevistas, sobre a formação pedagógica dos dois professores participantes da pesquisa. Esse artigo apresenta os resultados do levantamento e uma breve discussão dos aspectos legais da formação do professor de ensino superior de música. Os primeiros dados analisados demonstram que a maioria dos professores de violão da região Sudeste cursou o Bacharelado em Violão, possuem uma formação diversificada na pós-graduação e a legislação que orienta a formação para a formação do professor de ensino superior não indica a obrigatoriedade dos conteúdos pedagógicos nessa preparação. Isso pode indicar uma preponderância do domínio dos conhecimentos disciplinares sobre os conhecimentos pedagógicos na formação acadêmica dos professores de violão.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.