A Formação do Professor de Violão dos Cursos de Bacharelado em Música: breve panorama da região sudeste e aspectos legais – Amplificar

A Formação do Professor de Violão dos Cursos de Bacharelado em Música: breve panorama da região sudeste e aspectos legais

Resumo

Este artigo apresenta elementos de uma pesquisa intitulada “A formação pedagógica de dois professores de violão de curso de bacharelado em música no Brasil”. A pesquisa tem como objetivo principal compreender a formação destes professores a partir de suas trajetórias formativas. A investigação é dividida em duas fases. A primeira, do tipo exploratória, levantou dados, através de consulta aos sites oficiais, sobre a localização dos cursos de bacharelado em violão da região Sudeste e a formação acadêmica de professores de 8 instituições públicas. A segunda fase, estudo de casos múltiplos, levanta informações, através de entrevistas, sobre a formação pedagógica dos dois professores participantes da pesquisa. Esse artigo apresenta os resultados do levantamento e uma breve discussão dos aspectos legais da formação do professor de ensino superior de música. Os primeiros dados analisados demonstram que a maioria dos professores de violão da região Sudeste cursou o Bacharelado em Violão, possuem uma formação diversificada na pós-graduação e a legislação que orienta a formação para a formação do professor de ensino superior não indica a obrigatoriedade dos conteúdos pedagógicos nessa preparação. Isso pode indicar uma preponderância do domínio dos conhecimentos disciplinares sobre os conhecimentos pedagógicos na formação acadêmica dos professores de violão.

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