O desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista a partir do método O Passo – Amplificar

O desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista a partir do método O Passo

Resumo

Músicos exibem diferentes níveis de leitura musical, e isto se torna mais evidente quando esta é realizada à primeira vista. Referências indicam forte relação entre a leitura musical e as habilidades rítmicas, sendo a habilidade de leitura rítmica o principal preditor de desempenho nesta tarefa. O método O Passo introduz conceitos e ferramentas na educação musical, e dentre essas ferramentas destaca-se a Partitura d’O Passo, cujo objetivo é introduzir processos decodificação da partitura tradicional. O objetivo desta pesquisa é investigar o desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista mediada pelo método O Passo, observando também a motivação dos indivíduos neste processo. Neste texto são apresentados resultados parciais da pesquisa realizada. Os dados coletados indicaram margens de acerto de 40% para o pré-teste, e de 90% para o pós-teste. Por meio de questionários no início e fim da pesquisa, pôde observar-se que o método O Passo contribuiu para a motivação das participantes em tarefas de leitura rítmica bem como para sua formação como professores de música.

Rhythm sight-reading development based on O Passo method

Musicians exhibit different levels of music reading, and it becomes more evident when this reading is made at first-sight. References indicates a strong relationship between music reading and rhythm skills, and the main predictor of performance is the rhythm reading ability. The O Passo method introduces concepts and tools to music education, and there is a highlight in this article for “Partitura d’O Passo”, which aims to decode the regular musical score. This research aims to investigate the rhythm sight-reading development based on O Passo method, observing the participant’s motivation on this process too. The collected data indicated scores of 40% for the pre-test, and 90% for the post-test. Using questionnaires at the beginning and ending of the research, was possible to observe that O Passo method contributed for participant’s motivation for rhythm reading tasks as well for their careers as music teachers.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.