Bandas Musicais do Meio Oeste Catarinense: características e processos de musicalização – Amplificar

Bandas Musicais do Meio Oeste Catarinense: características e processos de musicalização

Resumo

Esta pesquisa investiga os processos de musicalização realizados nas bandas de música do meio oeste catarinense. Para auxiliar na compreensão dos processos de musicalização desenvolvidos, considerou-se necessário contextualizar o objeto de estudo, trazendo informações referentes à história desses grupos, repertório, apresentações, critérios de admissão de novos integrantes e vínculo institucional. A pesquisa apresenta dados referentes aos maestros e outros profissionais que estão envolvidos no processo de musicalização e também características dos integrantes das bandas. O referencial teórico que norteou o trabalho está baseado no conceito de musicalização desenvolvido por Penna (1990) e no conceito de habitus de Pierre Bourdieu (1994, 2001, 2005, 2007). A metodologia utilizada foi o survey aliado à abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os maestros titulares das bandas investigadas. A análise dos dados demonstra que as bandas investigadas apresentam características semelhantes entre si e também com outras bandas existentes no Brasil. Semelhanças entre as bandas foram encontradas em relação aos eventos onde os grupos se apresentam, aos critérios estipulados para o ingresso de alunos no aprendizado musical, à formação musical dos maestros e aos critérios adotados pelos regentes para a escolha do repertório. Os processos de musicalização desenvolvidos nos grupos participantes deste estudo também apresentam similaridades, apontando para a iniciação musical através do estudo teórico, a ênfase na compreensão dos códigos musicais e na execução do instrumento. As considerações finais trazem reflexões acerca do processo de pesquisa, dos dados recolhidos, destacam a importância da formação musical dos maestros para atuarem na regência e no ensino de música nas bandas e também apresentam sugestões para pesquisas futuras.

This research focuses on the musicalization processes performed at the wind bands of mid-west Santa Catarina. In order to help elucidating such processes, it was necessary to set a context for the object of study, bringing data referring to the history of these groups, repertoire, performances, new members admission criteria and institutional bond. The research presents data concerning the conductors and other related professionals involved in the process of musicalization and also the profile of the wind band members. The theoretical reference that guided this study is based on the concept of musicalization developed by Penna (1990) and on Pierre Bourdieu‟s concept of habitus (1994, 2001, 2005, 2007). The survey method associated with the qualitative approach describes the methodology used in this study. The data collection was carried out through semi-structured interviews with the main conductors of the alluded bands. The data analysis demonstrated that these wind bands share certain characteristics with each other and with other Brazilian bands. Similarities among the bands were found in relation to the events where the groups perform, the criteria used to select and accept students to musical education, the musical education and background of the conductors and the criteria adopted by the conductors regarding the repertoire selection. The processes of musicalization developed at the participant groups of this study also present similarities, pointing towards music initiation through theoretical study, showing emphasis on the comprehension of musical codes and on the performance of musical instruments. The final considerations present reflections concerning the methods of research, the collected data; stress the importance of the musical education of the conductors when conducting and teaching music to the wind bands and also presenting suggestions for future studies.

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