Uma experiência de adaptação: um estudo qualitativo ‘arts-based’ em combinação com modelo heurístico – Amplificar

Uma experiência de adaptação: um estudo qualitativo ‘arts-based’ em combinação com modelo heurístico

Resumo

A proposta deste estudo qualitativo foi a de explorar e a de entender as diferentes fases de uma experiência adaptativa pessoal de ser um estudante internacional de PhD em musicoterapia da Temple University e de como a música foi utilizada de maneira a oferecer suporte e possibilidades para insights metafóricos ao processo. O design do estudo envolveu uma combinação entre os modelos heurístico e ‘Arts-based’ de pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados, através de múltiplas fontes, a partir de auto-investigação. O estudo também procurou refletir sobre processos adaptativos similares pelo qual pode passar um paciente de musicoterapia no início de seu processo bem como a adaptação que pode ser experienciada por musicoterapeutas quando iniciam um novo trabalho, com novos pacientes (com novas demandas), com uma nova equipe, em um outro local.

An experience of adaptation: a qualitative arts-based study combined with the heuristic model

The purpose of this qualitative study was to explore and understand the different phases of a personal experience of being an international Temple University PhD student going through the process of adaptation and how music was used in order to offer support and provide possibilities for insights. The study was designed as a heuristic approach combined with Arts-based research. Data was collected through multiple sources and was conducted through a self-inquiry process. Also, the study aimed to make reflections about similar adaptive process that a music therapy client can experience in the beginning of his/her therapy. In addition, there is a reflection about the possible adaptive process therapists may go through in the beginning of a new job, with new clients (with new needs) with a new team, in a new place.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.