Transmissão musical de folclore na obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos – Amplificar

Transmissão musical de folclore na obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos

Resumo

A obra pedagógica de Villa-Lobos calcada no canto orfeônico teve início na década de 1930 no Rio de janeiro e representou uma política pública em educação, principalmente durante a era Vargas. Embora o projeto educacional de Villa-Lobos não tenha recursos metodológicos explícitos, a produção de um material didático baseado nos ideais do canto orfeônico encontra confluência com outras autoridades pedagógicas em ensino de música no Brasil e no exterior. Como repertório, além de músicas eruditas europeias, Villa-Lobos se utilizou do folclore nacional como fonte para a construção do material didático, transmitido através de partituras. O uso do folclore na música de concerto ocorre na obra de Villa-Lobos e de outros compositores aliados a Mário de Andrade, aplicando o uso de temas folclóricas em meio a técnicas orquestrais polifônicas. A opção pela forma de transmissão através da partitura é um caminho sistematizado em seu material didático que merece uma reflexão sobre as diversas formas de transmissão musical, tanto na década de 30 quanto nos dias atuais. Se por um lado a opção por uma cultura escrita pode ser um instrumento de limitação e dominação cultural, por outro lado a cultura escrita pode vir adicionar elementos à cultura oral. A transcrição de músicas folclóricas para a partitura, conforme usado por Villa-Lobos, é uma forma de adaptação não isocrônica ao padrão rítmico e de afinação europeu. O presente artigo propõe uma reflexão desses fatores atrelado a música popular urbana da atualidade, uma vez que a música eletrônica popular propõe um retorno à não isocronia existente nas músicas folclóricas ao redor do mundo.

Folk Music Transmission in the Pedagogical Work of Heitor Villa-Lobos

The pedagogical work of Villa-Lobos based in choral singing began in the 1930s in Rio de Janeiro and represented a public policy in education, particularly during the Vargas era. Although the educational project of Villa-Lobos has no explicit methodological resources, the production of teaching materials based on the ideals of choral singing is confluence with other educational authorities in music education in Brazil and arround the world. About repertoire, as well as European classical music, Villa-Lobos was used the national folklore as a source for the construction of teaching materials, transmitted through music. The use of folklore in concert music is the work of Villa-Lobos and other composers allies to Mario de Andrade, applying the use of folk themes amid polyphonic orchestral techniques. The choice of mode of transmission through the sheet music is a way systematic in its teaching materials that deserves reflection on the various forms of musical transmission, both in the 30s as today. On the one hand the choice of a culture writing can be a limiting instrument and cultural domination on the other hand writing culture can come add elements to the oral culture. Transcription of folk songs for the score, as used by Villa-Lobos, is a form of adaptation not isochronous the rhythmic pattern and European tuning. This article proposes a reflection of these factors linked to urban popular music of today, since the popular electronic music proposes a return to isocronia not existing in folk music around the world.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.