Técnicas estendidas do contrabaixo em arranjos crossover – Amplificar

Técnicas estendidas do contrabaixo em arranjos crossover

Resumo

Este estudo busca integrar as músicas erudita e popular por meio da utilização de técnicas estendidas eruditas do contrabaixo acústico em arranjos crossover de canções referenciais da música popular brasileira. A partir da seleção de atmosferas emocionais contrastantes (RUSSELL, 1980) e com base na análise do binômio letra-música nas canções, os coautores do presente artigo criaram seis arranjos contendo diversas técnicas estendidas do contrabaixo (ROBERT, 1995; TURETZKY, 1989, 1974; ROSA, 2014). A elaboração de MaPAs (Mapas de Performance Audiovisual) e EdiPAS (Edições de Performance Audiovisual; BORÉM, 2014, 2016) para os arranjos visam, não apenas descrever com maior precisão a utilização/realização destas técnicas não tradicionais entre compositores/performers do meio erudito, mas também seu ensino, especialmente no meio popular, onde estas técnicas são muito pouco conhecidas.

Extended double bass techniques in crossover arrangements

This study aims at integrating classical and popular music using extended double bass techniques in crossover arrangements of Brazilian popular music songs. Departing from a selection of contrasting emotional atmospheres (RUSSELL, 1980) and based on the analysis of the binomial lyrics-music of the songs, the coauthors of the present article created six arrangements containing several double bass extended techniques (ROBERT, 1995; TURETZKY, 1989, 1974; ROSA, 2014). The elaboration of MaPAs (Maps of Audiovisual Performance) and EdiPAS (Editions of Audiovisual Performance; BORÉM, 2014, 2016) for the arrangements intend not only to describe more precisely the utilization/realization of these non-traditional techniques by composers/performers but also their teaching, especially in the popular music scene, where these techniques are lesser known.

Técnicas extendidas del contrabajo en arreglos crossover

En este artículo se busca integrar la música clásica y popular a través del uso de técnicas extendidas del contrabajo en arreglos crossover de canciones referenciales de la música popular brasileña. Desde la selección de atmósferas emocionales contrastantes (RUSSELL, 1980) y en base al análisis del binomio letra-música en las canciones, los co-autores de este artículo han creado seis arreglos que contienen varias técnicas extendidas del contrabajo (ROBERT, 1995; TURETZKY 1989, 1974; ROSA, 2014). Con el desarrollo de un MaPA (Mapa de Performance Audiovisual) y una EdiPA (Edición de Performance Audiovisual; BORÉM, 2014, 2016) los arreglos tienen como finalidad, no sólo describir con mayor precisión el uso/aplicación de estas técnicas no tradicionales de los compositores/intérpretes, sino también para la enseñanza, especialmente en la música popular, donde estas técnicas son poco conocidas.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.