O Amplificar está com novo layout. Se você encontrar algum problema, por favor entre em contato.
Sobre o Amplificar

Sobre o Amplificar

O site Amplificar se dedica a colaborar com pesquisadores na área de Música, facilitando o processo de busca da produção literária da área. A indexação do site abrange, em âmbito nacional, periódicos, anais de eventos (de pesquisa, de pós-graduação, de associações...) e dissertações e teses de programas de pós-graduação em Música. Os conteúdos indexados são oriundos da produção universitária ou de associações nascidas do meio acadêmico nacional.

O Amplificar pretende diminuir as dificuldades em encontrar publicações acadêmicas brasileiras sobre Música na internet. A produção nacional disponível online se encontra dispersa em repositórios de associações e universidades, fazendo com que o pesquisador gaste um tempo precioso visitando diversos sites. Por isso, o pesquisador muitas vezes precisa buscar, além do material relativo à sua pesquisa, os próprios repositórios e aprender a usar suas ferramentas indexadoras. Reunidas aqui, as fichas dos textos catalogados compreendem não só título, autor, tipo de texto, ano e link para o texto integral, mas também as palavras-chaves e os resumos - informações essenciais para maior efetividade da busca. Portanto, trata-se de um avanço na infraestrutura oferecida, de um lado, a pesquisadores e, de outro, a eventos, periódicos e programas.

No Amplificar, o usuário pode consultar o conteúdo por três meios: por evento/periódico/programa, por palavras-chave e por busca simples. Cada item indexado permite ao usuário chegar ao texto completo – não há indexação de textos parciais (trechos) ou que apresentem somente resumos/abstracts. O site não mantém cópias dos arquivos originais, apenas apresentando links diretos para o URL mais próximo aos textos.

Disponibilizado pela primeira vez em abril de 2014 em estágio inicial de funcionamento com cerca de 200 textos indexados e ferramentas básicas, o Amplificar se encontra atualmente em um segundo estágio de desenvolvimento. A partir da ampla divulgação realizada em agosto de 2014, novas ferramentas foram elaboradas e centenas de textos foram incluídos no índice. O total de textos indexados pode ser considerado um número expressivo, quando comparado ao conteúdo em Música indexado por portais semelhantes. Em longo prazo, pretende-se que o Amplificar indexe toda a produção disponível na internet. Atualmente, estima-se que o total seja de mais de oito mil textos.

Amplificar é um acrônimo para Academia, Música e Pesquisa: LIteratura Fundamentada em Investigação Científica e Armazenada em Repositórios.

Esse site foi criado e é mantido por Renato Borges. Entre em contato para enviar comentários, dúvidas e sugestões.