Sentidos e experiências na docência: Experimentando a embocadura na flauta transversal – Amplificar

Sentidos e experiências na docência: Experimentando a embocadura na flauta transversal

Resumo

Esse artigo fala de algumas inquietações que experimentamos enquanto músicos, professores de música e pesquisadores. Trata-se das experiências que fazem parte da pesquisa de mestrado em educação relacionada ao aprendizado de música no final da infância. A pesquisa está sendo realizada com crianças de 9 a 12 anos, articulada a mediação de processos de aprendizagem de instrumentos musicais. A partir das nossas experiências temos utilizado como proposta metodológica a abordagem qualitativa pelo viés da A/r/tografia tendo a observação de campo como ferramenta de investigação. Essas experiências foram registradas por meio de áudio e vídeo e analisadas posteriormente, o que permitiu percepções que estão além das falas: expressões, movimentações corporais, posturas, suspiros, etc. Para esse artigo, optamos em apresentar as nossas questões de pesquisa tendo como referência um pequeno trecho da primeira aula de flauta transversal de uma criança de dez anos. Ao dialogarmos com autores como: Deleuze (1974, 2006), Larrosa (2014), Oliveira (2015), Pimenta (2010), Santos (2015), Skliar (2012); e músicos importantes como: Koellreutter, Galway, Taffanel (1958) e Schafer (1991); desejamos compartilhar experiências relacionadas a educação, a educação musical e ao ensino e aprendizagem do instrumento musical.

Sense and experiences in teaching: Experimenting embouchure in the flute

This article approaches some concerns that we experience as musicians, music teachers and researchers. These are the experiences that are part of the master's research in education related to music learning in late childhood. The research is being carried out with children aged from 9 to 12 years, articulated in mediation of learning processes of musical instruments. From our experience, we have used qualitative approach as a methodological approach by the A/r/graphy with field observation as a research tool. These experiences were recorded by audio and video and analyzed later, which allowed perceptions that are beyond words: expressions, body movements, postures, breaths etc. For this article, we decided to present our research questions with reference to a small part of the first class of flute lessons for a ten year old child. Researshing authors such as Deleuze (1974, 2006), Larrosa (2014), Oliveira (2015), Pimenta(2010), Santos (2015), Skliar (2012); and important musicians like: Koellreutter, Galway, Taffanel (1958) and Schafer (1991); we wish to share experiences related to education, music education and the teaching and learning of musical instrument.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.