O Amplificar está com novo layout. Se você encontrar algum problema, por favor entre em contato.
Sargaceiros de Apúlia e Orquestra de Cordas: Contributos para uma Etnopedagogia Musical
Artigo em periódico, Música Hodie, 2014

Sargaceiros de Apúlia e Orquestra de Cordas: Contributos para uma Etnopedagogia Musical

Por: Hugo Manuel Soares de Brito, Maria Helena Gonçalves Leal Vieira
Palavras-chave: Competências auditivas, Ensino instrumental em grupo, Música tradicional

O ensino da música em conservatórios e academias tem privilegiado o formalismo das obras da cultura ocidental dita "erudita", deixando de parte a música tradicional dos povos, tantas vezes inspiradora dessa mesma música "erudita". Isto conduz a um crescente fosso entre a matriz cultural dos estudantes e a da comunidade em que estão inseridos. Através de um trabalho baseado na componente auditiva, realizado com a música tradicional dos Sargaceiros de Apúlia (Braga, Portugal), foi possível compreender algumas potencialidades pedagógicas do patrimônio oral local para a aprendizagem musical, bem como obter um retrato sobre a relação dos alunos com a música tradicional.

Seaweed Gatherers and a String Orchestra: Contributions for a Musical Ethnopedagogy

Music education in conservatories and music education in music academies have focused on western and so-called "classical works", leaving traditional and folk music aside (despite the fact that composers were and are often inspired by that music). This leads to a growing distance between music students and their cultural roots, the community in which they live. Through an action research project centered on audition, the pedagogical potential of the music of Sargaceiros [seaweed gatherers] of Apúlia (Braga, Portugal) was discovered, organized and registered. This also allowed for an intensive description of the relationship established between the students and traditional music of their region.

CategoriaMúsica Hodie
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
TipoArtigo em periódico
CódigoHODIE2014N2A8
Notificar ao Amplificar que este texto não está disponível (HODIE2014N2A8)