Rodas de choro: entre o participativo e o apresentacional
Comunicação oral, Congresso da ANPPOM, 2017

Rodas de choro: entre o participativo e o apresentacional

Por: Renan Moretti Bertho
Palavras-chave: Roda de choro, Participação, Etnografia

Academia do Choro é um grupo que se reúne periodicamente para tocar choro em bares e casa noturnas de São Carlos, SP. O evento, nomeado pelos participantes como “roda de choro”, é um híbrido entre uma apresentação formal e um fazer musical participativo, onde imperam valores como respeito e responsabilidade. No presente trabalho construo apontamentos e paralelos entre a performance observada nessas rodas e os conceitos de “performance participativa” e “performance apresentacional”, propostos por Thomas Turino (2000 e 2008).

Rodas de Choro Between Participatory and Presentational Performance

Academia do Choro is a group that meets periodically to play choro in bars and nightclubs from São Carlos, SP. The event, named "roda de choro", is a hybrid between a formal presentation and a participatory music making, where values such as respect and responsibility prevail. In this papper I construct notes between the performance observed in these rodas and the concepts of "participatory performance" and "presentational performance", proposed by Thomas Turino (2000 and 2008).

CategoriaCongresso da ANPPOM
Ano
Por
IdiomaPortuguês
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TipoComunicação oral
CódigoANPPOM2017C64
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