Prométhée, op. 21 de Leopoldo Miguez: considerações sobre o poema sinfônico, seu programa e a forma sonata – Amplificar

Prométhée, op. 21 de Leopoldo Miguez: considerações sobre o poema sinfônico, seu programa e a forma sonata

Resumo

Este artigo discute o poema sinfônico Prométhée, op. 21 de Leopoldo Miguez e seus aspectos programáticos e estruturais. Para o primeiro, são feitas considerações sobre o programa da obra, onde o mito de Prometeu é o personagem central, e sua representação na música. Para o segundo aspecto, observa-se a obra como estruturada de acordo com uma adaptação da forma sonata. Considera-se também, de maneira breve, as modificações introduzidas por Franz Liszt nesta forma assim como aspectos da linguagem musical que sugerem uma influência, aceita por Miguez, da música de Richard Wagner.

Prométhée, op. 21 by Leopoldo Miguez: Considerations on the Symphonic Poem, Its Program and Sonata Form

This article discusses Leopoldo Miguez’s symphonic poem Prometheus, op. 21 and its programmatic and structural aspects. Firstly, it addresses the programme, where the central character is Prometheus, and its representation in the music. Secondly, structural aspects of the work are observed as an adapted sonata form. Finally, it briefly discusses the changes to the sonata form introduced by Franz Liszt, as well as aspects of the composer’s musical language that suggest an influence by Richard Wagner’s music.

English translation of the article

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.