Profissão e performance: um estudo de caso sobre músicos de orquestra – Amplificar

Profissão e performance: um estudo de caso sobre músicos de orquestra

Resumo

O que torna um músico profissional? Onde se passa a linha de fronteira entre amadores e profissionais? Neste artigo, buscamos entender como se dá a organização e funcionamento da profissão músico de orquestra, procurando analisar quais são os critérios sociais legítimos que definem um músico como profissional. Em suma, procuramos investigar: o que pesa efetivamente para se tornar músico de orquestra e se inserir profissionalmente? Diploma, currículo ou performance? Nossa pesquisa aponta para a existência de uma lógica específica de funcionamento do campo artístico-musical, onde a dimensão profissional está diretamente relacionada ao saber fazer/saber tocar, à qualidade da prática e execução musical, aspectos traduzidos na dimensão da performance.

Profession and performance: a case study about orchestra musicians

What makes a musician a professional one? Where is located the borderline between amateur and professional? In this paper, we seek to understand how is the organization and functioning of the orchestra musician profession, trying to analyze what are the legitimated social criteria that define a musician as a professional. In short, we investigate, what is effectively relevant to a person become an orchestra musician and insert himself professionally? Diploma, curriculum or performance? Our research points to the existence of a specific logic operation of the musical-artistic field, in which professional dimension is directly related to the know-how to do/know-how to play, to the quality of practice and musical accomplishment, aspects translated in the dimension of performance.

Profesión y performance: un estudio de caso sobre los músicos de orquesta

¿Lo que hace con que un músico sea profesional? ¿Dónde ocurre la línea fronteriza entre aficionados y profesionales? En este artículo, tratamos de entender cómo es la organización y funcionamiento de la profesión de músico de orquesta, tratando de analizar cuáles son los criterios sociales legítimos que definen un músico como profesional. En fin, intentamos investigar: ¿lo que realmente pesa para convertirse en músico de orquesta e insertarse profesionalmente? ¿Diploma, currículo o performance? Nuestra investigación apunta a la existencia de una lógica específica del campo artístico musical, donde la dimensión profesional está directamente relacionada al saber hacer/saber tocar, a la calidad de la práctica y la interpretación musical, aspectos traducidos en la dimensión de la performance.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.