Práticas educativo-musicais no desenvolvimento das múltiplas inteligências: uma pesquisa-ação na docência da primeira infância – Amplificar

Práticas educativo-musicais no desenvolvimento das múltiplas inteligências: uma pesquisa-ação na docência da primeira infância

Resumo

A educação sonora e musical de crianças de dois e três anos de idade é tarefa que exige mais do que ter uma formação universitária, ou simplesmente gostar dos pequenos. Necessita observação, planejamento e reflexão por parte dos educadores, para que se possa auxiliá-las no desenvolvimento de suas múltiplas inteligências, em seus aspectos cognitivos, sociais e emocionais. Neste sentido, a questão que norteou a presente pesquisa foi: quais processos podem ser realizados para capacitar professores da educação infantil da Escola X para desenvolver atividades musicais com vistas à estimulação em inteligências múltiplas com crianças de dois e três anos? Assim, esta dissertação apresenta a pesquisa realizada através de uma investigação-ação educacional com professoras da educação infantil da denominada Escola X, na cidade de João Pessoa – Paraíba (Brasil). Tal intervenção objetivou capacitar professoras da educação infantil a incorporarem, em suas práticas pedagógicas, atividades e reflexões relativas à educação musical e sonora. A partir da concepção de estimulação das inteligências múltiplas, do psicólogo americano Howard Gardner, pôde-se desenvolver uma série de ações relativas ao desenvolvimento da inteligência sonora/musical junto às crianças das turmas de Maternalzinho e Maternal (dois e três anos, respectivamente), em interações interdisciplinares que visaram também o desenvolvimento integral das inteligências das crianças, em seus múltiplos aspectos: cinestésico-corporal, linguístico, lógico-matemático, consciência espacial, interpessoal, intrapessoal e naturalista. A pesquisa na Escola X foi realizada entre os meses de janeiro a outubro de 2014, em três momentos: observação diagnóstica (janeiro e fevereiro), intervenção-ação (março a junho) e retorno ao campo (outubro). A fase de observação diagnóstica visava conhecer o cotidiano da Escola X, assim como as práticas pedagógicas das docentes junto às crianças. Já a fase de intervenção foi realizada em um processo colaborativo junto às professoras A, B e a auxiliar A, consistindo de um planejamento de mudança, através de um conjunto de ações planejadas e de momentos de reflexão. Seguiu-se a execução da ação planejada e a observação do processo de mudança. Durante esta etapa, foram realizadas diversas reflexões sobre estes processos e suas conseqüências, para dali replanejar e iniciar um novo ciclo. Para auxiliar a produção dos dados da pesquisa, foram utilizadas como ferramentas a observação direta, a composição de um diário de campo e a entrevista. O terceiro momento foi o retorno ao campo, para verificar os efeitos do processo de capacitação sobre as práticas das professoras, averiguando também se tal processo contribuiu para a ação reflexiva das docentes em suas práticas pedagógicas – especialmente as educativo-musicais. Nesta etapa, foi possível constatar a dificuldade das professoras em manter, diante das múltiplas exigências do cotidiano escolar, o trabalho docente cooperativo, a ação reflexiva e as práticas musicais desenvolvidas em conjunto durante a fase de intervenção. Sendo assim, evidenciou-se uma certa distância entre o discurso pedagógico da Escola X – baseado em processos construtivistas e artísticos – e sua prática na educação infantil – com poucas atitudes reflexivas por parte das docentes, que acabavam por cair na reprodução de práticas já adotadas ou estabelecidas pela coordenação pedagógica.

The sound and musical education of children aged two and three years of age is a task that requires more than having a university education, or simply like them. Need observation, planning and reflection on the part of educators, so that we can assist them in developing their multiple intelligences, in their cognitive, social and emotional aspects. In this sense, the question that guided this research was: which processes can be performed to enable teachers of early childhood education at the School X to develop musical activities aimed at stimulation in multiple intelligences to children from two to three years? Thus, this dissertation presents the research conducted through an educational action research with teachers of early childhood education called the X School in the city of João Pessoa - Paraíba (Brazil). This intervention aimed to enable teachers of early childhood education to incorporate, in their teaching practices, activities and reflections on the music and sound education. From the design of stimulation of multiple intelligences, the American psychologist Howard Gardner, one could develop a series of actions related to the development of sound / musical intelligence with the children of classes of Maternalzinho and Maternal (two and three years, respectively), in interdisciplinary interactions that also aimed at the integral development of intelligence of children, in its multiple aspects: bodilykinesthetic, linguistic, logical-mathematical, spatial awareness, interpersonal, intrapersonal and naturalist. Research at School X was performed between January and October 2014, in three stages: diagnostic observation (January and February), intervention action (March-June) and return to the field (October). The diagnostic observation phase aimed to know the daily life of the School X, as well as the pedagogical practices of teachers with children. Have the intervention phase was performed in a collaborative process with the teachers A, B and the auxiliary A, consisting of a change of planning, through a set of planned actions and moments of reflection. This was followed by the implementation of the planned action and the observation of the change process. During this step, several reflections on these processes and their consequences were performed, to go to redesign and start a new cycle. To assist the production of research data, were used as tools to direct observation, the composition of a field diary and the interview. The third time was the return to the field to check the effects of the training process on the practices of teachers, checking also this process contributed to the reflective action of teachers in their teaching practices - especially the educational-musical. At this stage, there has been the difficulty of teachers to maintain, given the multiple demands of everyday school life, cooperative teaching, reflective action and musical practices developed together during the intervention phase. Thus, there was a larger distance between the pedagogical discourse of School X - based on constructivist and artistic processes - and their practice in early childhood education - with few reflective attitudes on the part of teachers, who ended up falling into play already adopted practices or established by the pedagogical coordination.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.