Ponteio, roda e baile de Radamés Gnattali: os padrões de improviso e suas interfaces na música brasileira – Amplificar

Ponteio, roda e baile de Radamés Gnattali: os padrões de improviso e suas interfaces na música brasileira

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo examinar as relações intertextuais dos padrões de improviso e suas possíveis vertentes nacionais, internacionais e situá-las no contexto histórico brasileiro dos anos 1930. O levantamento desses padrões proporcionou material à análise dos traços estilísticos do discurso harmônico de Radamés Gnattali na peça Ponteio, Roda e Baile com base na proposta de Leonard Meyer (2000) e Violeta Hemsy de Gainza (1983).

The present work has the purpose to examine the intertextual relations of improvisational patterns and their possible strands national, international and situate them in the context of Brazilian history from the 1930s. The survey of these standards provided materials to the analysis of stylistic traits speech harmonic of Radamés Gnattali in the play Ponteio, Roda e Baile based on the proposal of Leonard Meyer (2000) and Violeta Hemsy de Gainza (1983).

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.