Planejamento composicional de Tenere segundo princípios gestálticos
Comunicação oral, Congresso da ANPPOM, 2017

Planejamento composicional de Tenere segundo princípios gestálticos

Por: Helder Alves de Oliveira, Raphael Sousa Santos, Alexandre de Souza Ferreira da Silva Pinto, André Codeço dos Santos, Liduino José Pitombeira de Oliveira
Palavras-chave: Planejamento composicional, Gestalt e música, Aplicativo computacional gestáltico

Este artigo visa descrever o planejamento composicional de Tenere, baseado nos princípios gestálticos de proximidade e similaridade, predominantemente, bem como nos princípios de fechamento e simetria. A análise por segmentação de melodias em unidades gestálticas temporais (UGT) segundo Tenney e Polansky (1980) foi utilizada sob viés prescritivo na elaboração dos gestos e estruturas musicais da obra, partindo de uma melodia criada por um aplicativo computacional denominado CAGE – Computer Assisted Gestalt Environment.

Compositional Planning of Tenere according to Gestalt Principles

This article aims to describe the compositional planning of Tenere, based on Gestalt principles of proximity and similarity, predominantly, as well as on the principles of closure and symmetry. The analysis by segmentation of melodies in temporal gestalt units (UGT) according to Tenney and Polansky (1980) was used under a prescriptive fashion in the elaboration of gestures and musical structures of the work, starting from a melody created by a computer application called CAGE - Computer Assisted Gestalt Environment.

CategoriaCongresso da ANPPOM
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IdiomaPortuguês
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TipoComunicação oral
CódigoANPPOM2017C14
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