Perspectivas para a prática de ensino instrumental na escola básica e sua aplicação na UEB Gomes de Sousa, São Luís – MA – Amplificar

Perspectivas para a prática de ensino instrumental na escola básica e sua aplicação na UEB Gomes de Sousa, São Luís – MA

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar a implementação de um projeto de iniciação à prática de instrumentos musicais em uma escola da zona rural de São Luís – MA, como forma complementar ao ensino e aprendizagem musical dos alunos das séries finais do ensino fundamental. Como principal procedimento metodológico selecionado para a realização deste trabalho de pesquisa, lançamos mão da pesquisa-ação, visando tecer elos entre a teoria e a prática, valendo-se de critérios de investigação de cunho qualitativo. Com a aplicação de um programa de ensino instrumental na escola, como elemento integrante e ao mesmo tempo complementar às etapas de formação musical dos alunos, buscamos com esta modalidade de pesquisa, refletir o ensino formal de música nas escolas dentro do currículo, analisando a prática docente e a utilização de sistemas didáticos próprios para o contexto estudado.

Perspective for Instrumental Music Teaching in the Secundary School and Its Aplication in UEB Gomes de Sousa, São Luiz - MA

This study aims to report the implementation of a project initiation to the practice of musical instruments in a school countryside of Sao Luis – MA, in order to complement teaching and learning music of the students of the final series of elementary school. As the main methodological procedure selected to carry out this research work, we used the action research in order to weave links between theory and practice making use of qualitative matrix research criteria. By applying an instrumental teaching program in school as an integral element and at the same time complement the stages of musical training of students, we seek with this kind of research, reflect the formal teaching of music in schools within the curriculum, analyzing teaching practice and the use of own educational systems to the context studied.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.