Musicoterapia e processo grupal: prática musical coletiva com alunos da segunda série do ensino básico – Amplificar

Musicoterapia e processo grupal: prática musical coletiva com alunos da segunda série do ensino básico

Resumo

Este trabalho apresenta o relato dos aspectos socioculturais, afetivos, cognitivos e corporais observados no decorrer de práticas musicais realizadas com um grupo de crianças entre seis e sete anos. O objetivo foi o de estudar e sistematizar o processo de formação de um grupo mediado pelo fazer musical coletivo. Um protocolo de observação foi criado pela equipe que interveio e observou oito encontros, cada qual com a duração de 50 a 60 minutos. O estudo sugeriu que, no processo, houve a apropriação do espaço da ação musical pelo grupo e que, por meio dessa ação, a história, a subjetividade e as circunstâncias concretas do grupo se revelaram. O fazer musical impulsionou o protagonismo coletivo e foi nesse espaço de ação e criação que o grupo se deu a conhecer e se aproximou de novos conhecimentos, em uma dinâmica de modificação das múltiplas relações que constituem o espaço da prática musical coletiva.

This work presents the report of the sociocultural, affective, cognitive and physical aspects observed during music practices with children aged 6 to 7. The aim was to study and systematize the forming group process mediated by collective music making. An observation protocol was created by the team that intervened and observed eight meetings, each of them lasting 50 to 60 minutes. The study suggested the appropriation of the musical space by the group. It also indicated that through collective music making the group’s history, subjectivity and concrete circumstances have been revealed. Music making encouraged group leadership and it was in this space of action and creation that group participants revealed themselves and have come to new knowledge, within a process of modification of the multiple relations that constitute the music making space.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.