Musicoterapia Crioula: estudo dos elementos característicos da brincadeira de roda de Tambor de Crioula em práticas musicoterápicas – Amplificar

Musicoterapia Crioula: estudo dos elementos característicos da brincadeira de roda de Tambor de Crioula em práticas musicoterápicas

Resumo

Os estudos das práticas musicoterapêuticas com manifestações culturais por meio da condução de ritmos estruturados, já se constitui num modelo aplicado e aceito nos mais variados segmentos da área da saúde. O tocar, cantar, dançar e compartilhar são elementos do Tambor de Crioula e de interesse da Musicoterapia Social, caracterizada por ações centradas em promoção e produção de saúde. Este estudo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica em que foi levada em consideração a literatura que abordava elementos teóricos e metodológicos da Musicoterapia e da Manifestação Popular, tomando como base de análise a Antropologia. Uma pesquisa de campo, feita durante os dois últimos anos, em que foi privilegiada a observação participante e entrevistas estruturadas a partir da temática de estudo, também foi apresentada. Estes dois momentos da pesquisa possibilitaram a articulação entre os elementos constitutivo do Tambor de Crioula que se relacionavam com a prática musicoterápica. No contexto da Musicoterapia a cultura em geral, ou a cultura popular pode ser considerada um terreno fértil para pesquisa e construção de novos conhecimentos.

Creole Music Therapy: study of characteristic elements in ring-around-the-rosie childhood play using Creole’s drums within music therapy practices

Studies on music therapy practices and cultural events in which structured rhythms are conducted, already constitutes a model applied and accepted in various sectors of health care. Playing, singing, dancing are elements from Creole Drums that interest social musictherapy, a field of practice which is characterized by actions centered on promotion and production of health. This study, constructed from a literature review, took in consideration the literature that addressed theoretical and methodological elements of music therapy and the Popular Demonstration, was analysed on the anthropology basis. A field research, conducted during the last two years, which privileged participant observation and structured interviews from the study theme, was also presented. These two moments of the research made possible the relationship between the constituent elements of Creole Drums that was related to music therapy practice. Music therapy in the context of culture in general or popular culture can be considered a fertile ground for research and construction of new knowledge.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.