Meritocracias musicais: critérios de qualificação ética e estética da música popular no Brasil (1880 - 1920) – Amplificar

Meritocracias musicais: critérios de qualificação ética e estética da música popular no Brasil (1880 - 1920)

Resumo

Na segunda metade do século XIX, certas expressões da cultura musical popular eram consideradas social e moralmente impróprias no Rio de Janeiro. Apesar da resistência de boa parte da crítica, o dramaturgo Artur Azevedo e o músico e poeta Catulo da Paixão Cearense foram fundamentais no processo de valorização da canção popular brasileira. Este artigo investiga alguns critérios de desqualifi cação estética e as tentativas de rebaixamento ético da cultura popular e assinala a relevância de Artur Azevedo e Catulo da Paixão como mediadores culturais no período em que a canção e os instrumentos populares começavam a ganhar maior reconhecimento social e também enfrentavam pesadas críticas.

Musical meritocracy: criteria of ethical and aesthetical qualifi cation in brazilian popular music (1880-1920)

By the second half of the nineteenth century, some expressions of popular music culture were seen as socially and morally wrong in Rio de Janeiro. Despite resistance from much of the critics, the playwright Artur Azevedo and the musician and poet Catulo da Paixão Cearense were very important in the process of appreciation of Brazilian popular song. This paper investigates some criteria for aesthetic disqualifi cation and the attempts to downgrade popular culture, and also points out Artur Azevedo and Catulo da Paixão as cultural mediators at the time that popular songs and instruments began to gain more social recognition and faced bad reviews as well.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.