Educação musical sob conceitos musicoterápicos: relatos e reflexões sobre o trabalho musical realizado na APAE de Santos com redirecionamento ao ensino regular – Amplificar

Educação musical sob conceitos musicoterápicos: relatos e reflexões sobre o trabalho musical realizado na APAE de Santos com redirecionamento ao ensino regular

Resumo

Este artigo relata uma experiência em Arte Educação e Musicalização realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santos (APAE), cujo diferencial aponta para uma necessidade de incorporar conceitos musicoterápicos. Assim, a proposta desse estudo consistiu na reflexão da prática do ensino musical de forma mais integral e com a possibilidade de também aplicá-la no ensino regular sob o olhar da Musicoterapia. Foi possível constatar que a experiência relatada já demonstrava uma utilização alternativa de ensino musical cujos efeitos foram positivos. Concluímos, então, que implantar a Musicoterapia certamente trará benefícios não tão somente para o corpo discente como para o próprio ambiente escolar como um todo. Entendemos que considerando alguns dos exemplos relatados podem ser elaborados projetos com propostas mais amplas e com participações de musicoterapeutas entre outros profissionais ligados à área.

This article reports an experience in Art, Education and Musicalization that took place at the Association of Parents and Friends of the Exceptional People of Santos (APAE). APAE has a differential that points to a necessity of incorporating Music Therapy concepts. Thus, the proposal of this research was based on the reflection about the practice of musical education in an integral way, with the possibility of applying it to the regular education under the perspective of the Music Therapy. It was possible to notice that the reported experience already demonstrated an alternative use of the musical education, whose effects were positive. We conclude, based on the data that deploying the Music Therapy will certainly bring benefits not only for the students, but also for the school environment as a whole. We understand that, considering some examples reported, it is possible to elaborate projects with broader proposals, with the help of music therapists, among other professionals in this area.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.