Aprendendo a ensinar música: reflexões sobre o início da carreira – Amplificar

Aprendendo a ensinar música: reflexões sobre o início da carreira

Resumo

Como em todas as fases de transição, durante a passagem do fim da formação acadêmica ao mercado de trabalho surgem conflitos, dúvidas e tensões, que permitem o confrontamento do conhecimento construído academicamente com a realidade que nos é apresentada no contexto do primeiro trabalho. Este ensaio tem como objetivo apresentar reflexões acerca dos anos iniciais de um professor de música, a partir do memorial da pesquisadora, explorando essa vivência de aluna à professora de música. São apresentados desafios e ideias a partir dessas experiências pessoais, em meio à continuidade no processo de formação, especificamente no que se refere à pesquisa científica desenvolvida em um mestrado em educação, apontando caminhos de se relacionar conhecimentos teóricos com vivências pedagógico-musicais. Destaca-se, entre outros pontos, a necessidade constante em se explorar novos caminhos, evitando um comodismo relacionado à postura de se recusar a sair da zona de conforto.

Learning how to teach music: reflections on the early stages of a music teacher career

As expected in transition phases, a person ending the undergraduate course and getting into to the labor market can face conflicts, doubts and tensions that come from the confrontation between the knowledge academically built and the reality presented in the context of the first work. This essay aims to present some reflections on a music teacher first years of work, ranging from the researcher’s memorial to the experience of being a student and become a teacher. Stemming from personal experiences the author had during the training process, challenges and ideas are presented more specifically in relation to an Education master degree research that has pointed out ways to relate theoretical knowledge with pedagogical and musical experiences. In addition, among other points, stands out the constant need to explore new practices, avoiding the self-indulgence related the refusal to leave one’s comfort zone.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.