Orquestra Pop da FAMES: uma análise da produção de conhecimento a luz da diversidade da formação musical de seus participantes – Amplificar

Orquestra Pop da FAMES: uma análise da produção de conhecimento a luz da diversidade da formação musical de seus participantes

Resumo

Este artigo busca investigar a contribução da Orquestra Pop da FAMES, durante o período letivo de 2011 a 2013 na Faculdade de Música do Espírito Santo Mauricio de Oliveira - FAMES, considerando a diversidade de seus integrantes. O perfil do grupo se constitui de professores, alunos dos cursos de bacharelado, licenciatura além dos cursos de extensão e convidados da comunidade. O referencial teórico adotou autores que discursam sobre a formação musical, bem quanto a produção de conhecimento por meio das práticas coletivas. Como procedimento metodológico, utlizamos a coleta de dados por meio de observações e questionário semiestruturado. A análise dos dados obtidos apontou que a Orquestra Pop da FAMES propicia a produção de conhecimento paralela a pesquisa e a extensão por meio das atividades musicais que contribuem na formação musical dos seus participantes.

This article aims at investigating the contribution of Fames's Pop Orchestra during the school term which compreehends the period from 2011 to 2013 at Faculdade de Música do Espírito Santo Mauricio de Oliveira - FAMES, considering the diversity of its participants. Teachers and students from Bachelor's, graduation and extensios courses of Fames and members of the community which were invited to participate form the profile of the group. The theoretical background to be used chose authors which discussed about musical education, and the knowledge production through collaborative practices. As methodological procedure, we used data collection through observation and semi-structured questionnaires. The data analysis suggested that Fames's Pop Orchestra provides knowledge production in parallel with the research and extension through musical activites which contribute to musical education of it's participants.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.