O ensino de violão: do modelo à mudança – Amplificar

O ensino de violão: do modelo à mudança

Resumo

O ensino de instrumento em nível profissional tem sido considerado um desafio por várias questões, entre elas, minimizar influências negativas do modelo "conservatorial" a favor de uma formação musical mais holística de que demanda o mercado de trabalho. Dentre as competências necessárias a esse mercado está o conhecimento de uma pluralidade de gêneros, estilos de música, saber lidar com prazos e perfis de instrumentista e os já requeridos conhecimentos técnico-musicais inerentes à comunicação de sua arte. O presente trabalho constitui-se um recorte de pesquisa de mestrado em Educação Musical e se propõe a discutir práticas pedagógicas presentes no ensino de instrumento em geral e no ensino sistemático do violão. Como resultado percebemos que o modelo "conservatorial" tem sido adaptado aos poucos, em suas características negativas, através de práticas pedagógicas que priorizam a contextualização do ensino do qual o aluno é simbolizado como indivíduo cada vez mais ativo no seu aprendizado.

The instrument musical teaching on a professional level has been considered a challenge for several issues, among them, minimize negative influences from the "conservatorial" model in favor of a more holistic and musical approach that demands the job market. Among the skills for this market is the knowledge of a plurality of genres, musical styles, dealing with deadlines and instrumentalist profiles in addition to those already required technical and musical knowledge inherent to communication of his art. This paper presents a small part from a master research in Music Education and aims to discuss about pedagogical practices present in the instrument musical teaching and in the systematic teaching of the classical guitar. As a result we could see that the "conservatorial" model has been adapted gradually, in their negative, characteristics, through pedagogical practices that emphasize the contextualization of learning in which the student is symbolized increasingly as active individual in his learning.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.