O ensino coletivo de piano como componente curricular do curso de licenciatura em música da FAMES – Amplificar

O ensino coletivo de piano como componente curricular do curso de licenciatura em música da FAMES

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância e as contribuições do ensino coletivo de piano como componente curricular na formação do licenciando em Música, tendo como principal centro de observa~çao o curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). A experiência com o ensino coletivo de piano no referido curso motivou a pesquisa e adção de práticas diferentes daquelas oriundas do ensino tradicional de piano, tendo em vista as novas demandas do mercado de trabalho. Buscou-se conhecer práticas do ensino coletivo de piano, adotadas em outras instituições de Ensino Superior.

This study aims to analyze the importance and contributions of group piano teaching as a curricular component in music teachers education. The focus for the observation was the Music Education undergraduate program at the Faculdade de Música do Espírito Santos (FAMES). The experience with class piano teaching in the referred program motivated research and adoption of varied and non-traditional practices of piano teaching considering the new demands of the job market. An investigation was carried to identify practices of class piano teaching adopted by other higher education institutions.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.