As especificidades no ensino de instrumentos de metal: uma verificação sobre seus fundamentos em três trabalhos – Amplificar

As especificidades no ensino de instrumentos de metal: uma verificação sobre seus fundamentos em três trabalhos

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão de literatura preliminar acerca de diferentes abordagens técnicas de instrumentos de metal. O objetivo deste artigo consiste em verificar como autores brasileiros, inseridos em contextos de ensino distintos, definem quatro conceitos fundamentais, a saber: respiração, embocadura, postura e emissão de nota. Os trabalhos selecionados foram: VECCHIA (2008), BOZZINI (2006) e BENEDITO (2009). Dentr os diversos procedimentos metodológicos disponíveis, priorizamos a pesquisa descritiva. Desse modo, apresentamos, de maneira mais autêntica, como os autores abordam os temas supracitados.

This article presents a preliminary bibliographic revision concerning different technical approaches in the teaching of brass instruments. The article aims at verifying how Brazilian authors from different educational context define four fundamental concepts: breathing, embouchure, posture, and sound emission. The selected literature was: VECCHIA (2008), BOZZINI (2006) and BENEDITO (2009). Amongst the various methodological procedures, we prioritize descriptive research. In that way we present in a more authentic form how these authors approach the above mentioned themes.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.