"Em um café-concerto": música popular, público e a passagem do samba para os botequins – Amplificar

"Em um café-concerto": música popular, público e a passagem do samba para os botequins

Resumo

Abordo as relações estabelecidas entre a música popular, por um lado, e os cafés, bares e similares, por outro. Neste sentido, o presente trabalho se desenvolve em dois eixos: em primeiro lugar irei abordar o papel dos cafés na formação inicial de um público voltado para a música popular. Para tanto, analiso o desenvolvimento dos estabelecimentos do tipo Café (anteriores aos bares) no Brasil e seu papel na conformação das relações entre público, artistas e crítica. Em segundo lugar, disserto sobre a passagem do Samba para estes lugares e analiso esse ambiente sob a ótica das relações simbólicas e comerciais desenvolvidas ali.

I talk about the relations between popular music and the cafes, bars and similar. Accordingly, this paper develops along two axes. First I will address the role of cafes in the initial formation of a public and its relationship with popular music. Therefore, I analyze the development of the property type cafes in Brazil and its role in shaping relations between public, artists and critics. Secondly, I explain the passage of the Samba for these locations and analyze this environment on the perspective of symbolic and commercial relationships.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.