Viagem ao túnel do tempo: uma experiência teatral da psicologia comunitária, na cidade do Porto em Portugal – Amplificar

Viagem ao túnel do tempo: uma experiência teatral da psicologia comunitária, na cidade do Porto em Portugal

Resumo

Buscou-se neste relato de experiência, registrar um trabalho comunitário com um grupo de idosos. A metodologia de intervenção adotada foi baseada na linguagem teatral utilizada como um recurso na compreensão das subjetividades. Como estratégias foram desenvolvidas semanalmente oficinas de duas horas de improvisação teatral durante o período de três meses, com um grupo de 40 idosos entre 65 e 90 anos de diferentes graus de escolaridade e situação econômica. Ao oportunizar encontros grupais focalizados na montagem de um espetáculo teatral, a proposta de improvisação foi partir de objetos e dos desdobramentos da memória evocada pelos participantes para a construção de uma historia grupal. Os encontros revelaram dificuldades no trabalho grupal com a improvisação, a escolha dos papéis, e principalmente com o aprender a ouvir o outro que geraram conflitos e conquistas intersubjetivas. Observou-se a importância das oficinas como um espaço para fomentar relações interpessoais saudáveis e vínculos afetivos entre os idosos. As intervenções com grupos de idosos devem compreender a importância da diversidade e do processo de aprendizagem ao longo da vida. As experiências subjetivas se transformaram em ação e constituíram um grupo que escolheu a arte como uma alternativa de vida onde a história singular (re)conta uma história coletiva.

A JOUNEY TO THE TUNNEL OF TIME: a community psychology theatral experience in the city of Porto in Portugal

This experience report sought to register a community work with a group of seniors. The methodology adopted was based on theatral language intervention which was used as a resource for understanding the group’s subjectivities. As strategies we developed weekly workshops with two hours of theatral improvisation throught the period of three months. The group was made up of 40 elderly patients between 65 and 90 years which degrees of education and economic status were various. While conducting the group meetings we aimed to create opportunities to participants to create a play based on group improvisation which was proposed with the use of persoanl objects. The developments of memory evoked by the participants build a group story. Conflicts and intersubjective achievements were generated while working together, especially in improvisation, choice of roles, and listening to each other. We noticed the importance of the workshops as a space to foster healthy interpersonal relationships and emotional bonds among the elderly. Interventions with groups of seniors should incorporate the importance of diversity and the learning process throughout life. Thje subjective experience they had turned into action and formed a group that chose art as life alternative where natural history (re) account a news story.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.