Vestígios da música no tempo: Pesquisas em memória e performance musical – Amplificar

Vestígios da música no tempo: Pesquisas em memória e performance musical

Resumo

A memorização é parte integrante da vida profissional do músico, sendo mesmo obrigatória em determinadas situações. Isso gera grande interesse entre os profissio­nais da área para melhor compreender os mecanismos subjacentes à memorização. A partir do trabalho pioneiro de Roger Chaffin na área, um estudo de caso longitudinal relatado no livro Practicing perfection: memory and piano performance, serão apontadas fundamentações teóricas e metodológicas da pesquisa em memória musical. Em seguida, serão apresentados exemplos de pesquisas realizadas no Brasil pelo Núcleo de Pesquisa em Performance Musical e Psicologia da Escola de Música da UFBA. Foco será dado a um estudo de caso de autorregulação da memorização em que se registrou 26 sessões de prática de um estudante de piano por meio de vídeos e diários de prática. A análise dos dados indicou que registrar pensamentos em forma cursiva pode ser um método eficaz de ensinar a memorizar, embora a natureza do trabalho não permita generalizações.

Traces of music on time: Researches on memory and musical performance

Memorization is a common task in the life of a musician, being mandatory in certain occasions. Thus, there is a great interest amongst professional musicians to better understand the basic mechanisms of human memory. In this paper, we will present the theoretical foundations and methodological issues related to research in musical memory, as it has been developed by Roger Chaffin. Then, research projects developed at the Núcleo de Pesquisa em Performance Musical e Psicologia da Escola de Música da UFBA, Brazil, will be described. A case study of a piano student Will be highlighted. This study focused in the self-regulation of memorization and encompassed 26 practice sessions. These sessions were registered in a practice diary and several videos. Data analysis showed that writing practice reports can be an efficient method to teach memorization, although we cannot generalize the findings due to the qualitative nature of the project.

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