Sensações, Afetos e Experiências na Webdiáspora – Amplificar

Sensações, Afetos e Experiências na Webdiáspora

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a performance musical de grupos de imigrantes de algumas nacionalidades dentro da chamada webdiáspora, a m de veri car: 1) a emergência de ações estético culturais como novas práticas políticas, especialmente dentro do conceito de ator-rede, de Bruno Latour; 2) a centralidade de afetos, conhecimento e experiência nos processos de mobilização e identi cação de públicos; 3) a construção das socialidades, seguindo os conceitos de Michel Ma essoli, de agrupamentos diversos; e 4) a ampliação e capacidade comunicativa do público. Entre os principais resultados, destaca- se que as apresentações musicais desses espaços comunicacionais virtuais e de representação cultural podem contribuir para produzir sensações, experiências e afetos – característica básica da música – dentro de uma comunidade simbólica formada por imigrantes, fortalecendo a formação identidade cultural, que a ora como principal fator de pertencimento.

The purpose of this article is to discuss the musical performance of immigrant groups in webdiaspora to check: 1) the emergence of new cultural aesthetic actions as political practices, especially within the concept of Bruno Latour about actor-network; 2) the centrality of affect, knowledge and experience in the processes of mobilization and identification of audiences; 3) the construction of socialidades, following the concepts of Michel Maffessoli about several groups; and 4) expansion and communicative capacity of the public. Among the main results, we show that the musical performances of these virtual communication spaces and cultural representation can contribute to produce sensations, experiences and emotions – basic characteristic of music – within a symbolic community of immigrants, contributing to the formation of cultural identity which emerges as the main factor of belonging.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.