Ancestralidade Sampleada: individualidade e multidões em uma performance de Hip-Hop – Amplificar

Ancestralidade Sampleada: individualidade e multidões em uma performance de Hip-Hop

Resumo

O presente trabalho pretende investigar, à luz dos escritos de Michel Foucault e Gilles Deleuze, uma performance de hip-hop realizada pelo rapper ameríndio Supaman, ocorrida no estúdio Gazette, em Montanna (EUA) no dia 15 de fevereiro de 2014. Num primeiro momento serão abordadas relações entre som e poder, na tentativa de entender como o aparelho de estado e as estratégias de mercado se apropriam e demarcam a paisagem sonora que nos cerca - e da qual somos ao mesmo tempo ouvintes e executantes diários - para, a partir daí, abordarmos a performance artística de Supaman, que coloca em jogo combinações entre sons e imagens, ruído e território, ancestralidade e tecnologia, corpo e ritmo.

The following paper intends to investigate a hip-hop performance, ocurred at the Gazette Studio, Montanna (USA), performed by the native american rapper Supaman, in February 15th, 2014. At first, relations between sound and power will be aproached, in order to try to understand how governmental devices and market strategies can appropriate and demarcate the soundscape that surround us – and of which we are both listeners and daily performers. At a second moment, we will approach Supaman’s performance, and it’s combinations between sounds and images, noise and territory, ancestrality and tecnology, body and rythm.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.