Pequenos ritornelos na peça sonora Selva de Metal – Amplificar

Pequenos ritornelos na peça sonora Selva de Metal

Resumo

Este artigo trata do processo de criação da peça sonora Selva de Metal, de minha autoria, que encontra na manipulação mecânica de duas obras de arte: esculturas de metal (réplicas) - série Bichos de Lygia Clark e bolinhas de ping pong - série Ping Poem de Leonora de Barros, o material sonoro base para a criação da peça sonora (eletrônica), que associada à ação com voz ao vivo, foi apresentada na Mobile Radio – radio arte web instalada na 30ª Bienal de São Paulo – Brasil, em 2012. As obras manipuladas, o desdobramento nas proposições das artistas, a correspondência entre ações, operações, procedimentos utilizados, a mescla de meios de expressão e difusão, bem como a natureza hibrida da arte sonora, evidenciam os conceitos de território, desterritorialização e ritornelo, conforme pensados e propostos pelo filósofo francês Gilles Deleuze.

This article discusses the process of creating the sound piece Jungle Metal, of my own, which is the mechanical manipulation of two works of art: metal sculptures (replicas) - Series Animals by Lygia Clark and ping pong balls - Series Ping Poem by Lenora de Barros, the sound material basis for the creation of sound piece (electronics), which associated with the action with live voice, was presented at the Mobile Radio - radio art web installed at the 30th Bienal de São Paulo - Brazil, in 2012. Works-art handled, the split in the propositions of artists, the correspondence between actions, operations, procedures used, mix of means of expression and dissemination, as well as the hybrid nature of the sound art, highlight the concepts of territory, deterritorialization and ritornelo, as designed and proposed by the French philosopher Gilles Deleuze.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.