Mapas e Processos Cartográficos nas práticas sonoras contemporâneas – Amplificar

Mapas e Processos Cartográficos nas práticas sonoras contemporâneas

Resumo

Neste artigo examino noções de cartografia e mapas com referência ao pensamento de Deleuze e Guattari, explorando as conexões com a cartografia de origens geográficas e tradição visual, articuladas em particular através da noção de mapear de Edward Casey. Faço isso para então refletir como essas noções podem estar incorporadas nas poéticas sonoras de composições que utilizam sons do mundo-real. Projetos que se denominam “mapas sonoros” e obras de Barry Truax, Teri Rueb, Janet Cardiff e Christina Kubisch compõem essa reflexão.

In this article, I examine notions of cartography and mapping processes with references to the thought of Deleuze and Guattari, exploring the conections with the mapping from geography origins and visual tradition, articulated in particular through mapping notions by philosopher Edward Casey. I do that to then reflect how these concepts might be incorporated in sound poetics of certain compositions that use real-world sounds. So called “sound maps” projects, as well as workings by Barry Truax, Teri Rueb, Janet Cardiff and Christina Kubisch are part of this investigation.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.