Estratégias compositivas em peças instrumentais baseadas na escuta de paisagens sonoras – Amplificar

Estratégias compositivas em peças instrumentais baseadas na escuta de paisagens sonoras

Resumo

O presente artigo visa discutir estratégias compositivas empregadas em peças instrumentais baseadas na escuta de paisagens sonoras. O som do meio ambiente é uma fonte inesgotável de ideias para o compositor, que pode empregar essas ocorrências sonoras como motivação estrutural e expressiva. A partir de conceitos discutidos em trabalhos de Murray Schafer, Eric Clarke e Barry Truax avalia-se a forma de escuta do compositor como uma mistura de procedimentos objetivos e subjetivos em que a percepção global do entorno, como um sistema, é influenciada pelos focos de escuta. O artigo trata inicialmente sobre esses procedimentos de escuta para posteriormente avaliar duas peças compostas sobre um foco auditivo aparentemente similar, comparando as formas de organização musical empregadas.

This paper aims to discuss compositional strategies employed in instrumental pieces based on listening of soundscapes. The environmental sound is an inexhaustible source of ideas for the composer, who can employ these spontaneous occurrences as structural and expressive motivation. From concepts discussed in works of Murray Schafer, Eric Clarke and Barry Truax, this work evaluates the listening of composer as a mixture of objective and subjective procedures in which the overall perception of the environment as a system, is influenced by focus of listening. The article initially discuses these procedures of listening to later evaluate two pieces composed on an aural focus seemingly similar, comparing the forms of musical organization employed.

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