Ensino musical criativo em atividades de composição na escola básica – Amplificar

Ensino musical criativo em atividades de composição na escola básica

Resumo

Artigo sobre criatividade na educação com objetivo de compreender como as dimensões do ensino criativo se articulam em atividades de composição musical na escola básica. O desenho metodológico incluiu observação e registro em vídeo de aulas de música, grupos focais com as crianças e duas modalidades de entrevista com a professora participante: entrevista semiestruturada e de reflexão com vídeo. Focalizando a docência na perspectiva da professora Madalena, são analisadas três dimensões centrais do ensino criativo: a construção das relações sociais na classe, o engajamento dos interesses e a valorização das contribuições das crianças. Ao longo do tempo, essas formas de participação social configuraram uma comunidade de aprendizagem musical engajada e comprometida no processo de negociação e significação das práticas em sala de aula, compartilhando maneiras de fazer e pensar música que sustentam a aprendizagem criativa.

Creative music teaching in composition activities at primary school

The article is situated in the field of research on creativity in education. Its purpose is to understand how the dimensions of creative teaching are connected with music composition activities in primary school. Our methodology included observations and video-recording of music lessons, focus-group interviews with children, and semi-structured and reflective interviews of the class teacher using video recordings. Focusing on teaching from the perspective of the teacher, Ms Madalena, three central dimensions of creative teaching are considered: the relationships in the classroom, students’ interests, and the value of their contribution to musical composition activities. As time goes on, these social participations represented a community of musical practice committed to the processes of negotiation and signification of this classroom practice, sharing ways to do and think music that support creative learning.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.