Em busca da autonomia e da mobilização na aula de Percepção Musical – Amplificar

Em busca da autonomia e da mobilização na aula de Percepção Musical

Resumo

Este artigo apresenta um trabalho realizado nos moldes da pesquisa-ação envolvendo estudantes universitários, e realizado no contexto da disciplina de Percepção Musical. Durante a pesquisa, realizada ao longo de dois anos letivos, foram construídas e experimentadas estratégias metodológicas voltadas para a correção dos ditados musicais realizados em sala de aula. Essas estratégias foram estruturadas a partir de reflexões e vivências pedagógicas da pesquisadora, e de leituras sobre o construtivismo e o ensino de Percepção Musical. O trabalho efetuado com os estudantes teve como objetivo geral promover a autonomia e a mobilização dos alunos. De acordo com as observações pessoais da professora-pesquisadora e segundo os relatos dos estudantes que colaboraram com a realização do trabalho, as estratégias de correção envolvendo o solfejo e a propriocepção ajudaram os alunos a desenvolverem autonomia e a se mobilizarem mais durante as aulas.

Searching for autonomy and mobilization in the ear training class

This paper presents an action research study conducted with undergraduate students in the context of the Ear Training curricular subject. During the research, carried out for two academic years, students were encouraged to experience strategies for the correction of music dictation performed in the classroom. Those strategies were built on the researcher’s pedagogical experiences and reflections based on readings about constructivism and Ear Training teaching. The work developed with the students aimed to promote their autonomy and mobilization. According to personal observations of the researcher and to students’ reports, the strategies of correction based on sight-reading and proprioception contributed to the development of undergraduates’ autonomy and mobilization during the classes.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.