Educação musical na escola: concepções do aluno de pedagogia – Amplificar

Educação musical na escola: concepções do aluno de pedagogia

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões acerca das concepções do aluno de Pedagogiano que diz respeito ao sentido e importância da música em sua formação e futuraprática docente. A discussão apresentada é parte dos resultados atingidos napesquisa de mestrado “A Educação Musical em Cursos de Pedagogia do Estadode São Paulo”, que teve abordagem qualitativa e configurou-se como um estudomulticasos, realizado em cinco instituições paulistas que oferecem disciplinas ligadasà Educação Musical em seus currículos. As opiniões dos 52 alunos participantesda pesquisa foram colhidas por meio de questionários semiestruturados e, paraapresentação neste artigo, foram categorizadas em nove itens. Dentre os resultadosencontrados, destacam-se a importância da Educação Musical como meio para setrabalhar práticas sociais, valores e culturas, além de auxiliar no desenvolvimentointegral do ser humano. Observa-se, ainda, a crença no dom musical e a utilização damúsica como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem, auxiliando outrasdisciplinas do currículo. Espera-se que este estudo contribua para a discussão acercados aspectos que devam ser considerados na formação musical do pedagogo e parareflexões e ações em prol da música na escola.

Music education in schools: pedagogy students' conceptions

This article presents reflections about the Pedagogy students’ opinion on the meaning and importance of music in their education and future teaching practice. The discussion presented is part of the results achieved in the research developed in the Master dissertation, “Music Education in Pedagogy Courses of the State of São Paulo”, which had a qualitative approach and was configured as a multi-case study realized in five institutions in São Paulo, that offer disciplines related to music education in their curricula. The opinions of 52 students participating in the research were collected through semi-structured questionnaires and, for presentation in this article, were categorized into nine items. Among the results, we emphasize the importance of music education as a way to promote the social work, values and cultures, beyond assist in the full development of human being. We observe also the belief in musical gift and the use of music as a pedagogical tool in the learning process, helping other curriculum subjects. It is hoped that this study contributes to the discussion about the aspects that should be considered in the pedagogue musical training and for reflections and actions in favor of music in school.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.