Educação musical, cultura e identidade: configurações possíveis entre escola, família e mídia – Amplificar

Educação musical, cultura e identidade: configurações possíveis entre escola, família e mídia

Resumo

As relações que estabelecemos ao longo da vida com as principais instâncias de socialização, a saber, escola, família e mídia, constituem o foco deste ensaio. Compreendendo que tais relações definem muitos de nossos gostos musicais, nossas preferências estéticas e nossa relação com a cultura, refletimos a respeito dos processos educativos que permeiam a formação musical dos indivíduos, enquanto seres sociais dotados de individualidades. O enfoque deste trabalho, portanto, é a educação musical, permeada por áreas afins, como a sociologia, a etnomusicologia e a educação, incorporando seu potencial sociocultural dinâmico e expandindo sua compreensão.

The relationships we have with major instances of socialization lifelong, like school, family and the media, are the focus of this essay. We understand that such relations define many of our musical and aesthetic preferences and our relation with culture, therefore, we reflect about the educational processes that underlie musical training of individuals as social beings endowed with individuality. The focus of this paper, therefore, is music education, but permeated by related fields such as Sociology, Ethnomusicology and Education, incorporating potential sociocultural dynamic and expanding your understanding.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.