Controle ou promoção de autonomia? Questões sobre o estilo motivacional do professor e o ensino de instrumento musical
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Resumo
Estudos sugerem que alunos apresentam melhor desenvolvimento, engajamento e bem estar quando envolvidos em um contexto promotor de autonomia. Contudo, as pesquisas também apontam para o predomínio de um ambiente controlador nas salas de aula. O objetivo deste artigo é verificar as razões do predomínio do controle e avaliar como estas questões estão presentes no ensino de instrumento. Por meio de revisão de literatura foi possível verificar que os professores podem agir de forma controladora por pressões da escola de música, pela dinâmica inerente a aula individual e por suas crenças a respeito da motivação. Também verificou-se que a relação controle-promoção de autonomia não é uma característica fixa e dicotômica, como proposto pela teoria. Por fim, considera-se que novas pesquisas podem nos ajudar a compreender em que circunstâncias é possível obter uma predominância de promoção de autonomia.
Controlling or autonomy support? Issues about teachers' motivational style and instrumental music teaching
Studies highlight that students show better development, engagement and well-being when surrounded by autonomy supportive environment. However, studies also indicate that most classrooms environment are based on controlling. This paper aims to check the reasons why teacher adopt the controlling as motivational style and relate it with instrumental music teaching issues. By literature review, the article highlights that teachers might adopt controlling due to three reasons: pressure from music school, inherent dynamics of one-to-one teaching and their beliefs about motivation. In addition, recent literature shows that controlling-autonomy supportive dyad is not dichotomous and stable characteristic, as proposed by theory. At the end, the article suggests that new studies might help us to understand the circumstances in which teachers are mostly autonomy supportive.
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