Conexões entre a Educação Musical e o campo do Currículo – Amplificar

Conexões entre a Educação Musical e o campo do Currículo

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica na qual procura compreender como os textos publicados pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) vêm dialogando com os estudos do campo do Currículo. Pela proeminência da ABEM no campo da Educação Musical, foi dado destaque à sua produção. Foram analisados trinta e um exemplares da Revista da Abem e quatro da revista Fundamentos da Educação Musical, publicados entre 1992 e 2013. O estudo mostra que as conexões entre os dois campos ainda não são expressivas e que as pesquisas do campo da Educação Musical podem se beneficiar ao incorporar contribuições advindas do campo do Currículo.

Connections between Music Education and Curriculum studies

This paper presents a bibliographic review made for a doctoral thesis. Its aim is to investigate to what extent papers published by ABEM overlap with Curriculum Studies. ABEM was chosen because of its prominence in the field of Music Education. Thirty-one issues of Revista da Abem and four of Fundamentos da Educação Musical, published between 1992 and 2013, were reviewed. The study shows that there is little cross-referencing in papers between the two fields. The paper concludes, in part, that Research in Music Education could gain a great deal from the contributions of the Curriculum area.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.