As aprendizagens e práticas musicais no Festival de Música Estudantil de Guarulhos – Amplificar

As aprendizagens e práticas musicais no Festival de Música Estudantil de Guarulhos

Resumo

Este artigo trata dos resultados de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender as aprendizagens e práticas musicais presentes e desencadeadas no e pelo Festival de Música Estudantil de Guarulhos. Promovido pela Secretaria de Cultura do município, o Festival envolveu gestores municipais, professores e, especialmente, 23 grupos musicais formados por jovens estudantes. Orientada pela abordagem qualitativa e tendo como método o estudo de caso, a pesquisa investigou como o Festival abarcou, promoveu e mobilizou as práticas músico-sociais dos envolvidos. Os resultados permitem a compreensão de aspectos como a dinâmica, a estrutura e o potencial músico-pedagógico imbuídos nesse tipo de evento. O Festival alavancou a prática musical de vários jovens e modificou o cenário escolar a partir do engajamento de estudantes e professores com composições, organização de bandas e apresentações musicais. Os dados mostram que o Festival extrapolou o espaço e o calendário formalmente estabelecido pelos organizadores, contemplando a vida e a música de seus participantes.

Musical practices and learning at the student music festival in Guarulhos

This article is about the results of a doctoral research aimed at understanding the learning and musical practices triggered in and by the student music festival in Guarulhos. This event was organized by the Municipal Department of Culture involving teachers, school and municipal managers and, especially, twenty-three music groups formed by young students. Guided by qualitative approach and had as an investigative method, the case study, the research investigated how the Festival has embraced, promoted and mobilized the musician-social practices of those involved. The resulting data allow the understanding of aspects such as the dynamics, structure, and the music and educational potential present in this kind of event. The festival boosted the music practice of several young students, changing the school setting from the commitment of students and teachers in composing, forming groups, and the music performances. The results show that the festival went beyond the space and schedule the organizers had formally established – by contemplating its participants’ life and music.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.