Aprendizagem da docência: um estudo com professores de música da educação básica – Amplificar

Aprendizagem da docência: um estudo com professores de música da educação básica

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo geral compreender como se aprende a ensinar música na educação básica. A visão conceitual de aprendizagem e de docência de Josso, Delory-Momberger e Nóvoa, bem como as narrativas de formação, constituíram o referencial teórico-metodológico. Os resultados sinalizam que, para aprender a docência, o professor precisa integrar-se à escola e aprender o saber-fazer, que inclui tanto o ensinar quanto o ensinar para fazer aprender. A construção da docência de música de cada professor aprendente acontece num tempo e num espaço, docência que é única na sua singularidade, mas faz parte da pluralidade de uma categoria profissional.

This paper is an excerpt from a dissertation that aimed at to understanding how one learns to teach music in basic education. The theoretical and methodological framework was based on the conceptual view of learning and teaching of Josso, Delory-Momberger and Nóvoa, as well as the narratives of formation. The results indicate that, in order to learn how to teach, the teacher needs to integrate him/herself to the school and learn the know-how, which includes both teaching and to make students learn. The process of learning to teach music of each teacher depends upon time and space. Each teacher ́s way of teaching is unique in its uniqueness, but part of the plurality of a professional category as well.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.