A profissionalidade emergente: a expertise e a ética profissional em construção no Pibid Música – Amplificar

A profissionalidade emergente: a expertise e a ética profissional em construção no Pibid Música

Resumo

Este artigo tem como foco analisar os conhecimentos profissionais declaradospelos licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciaçãoà Docência (Pibid) Música dos cursos de licenciatura no estado de Minas Gerais,identificando indícios de uma profissionalidade emergente. O referencial teóricoestá fundamentado no conceito de profissionalidade emergente de Jorro (2011) ena tipologia dos conhecimentos de base para o ensino de Shulman (1987). Para acoleta de dados, realizei 6 grupos focais, tendo como participantes 49 licenciandosdo Pibid Música. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de análise dosdados e a análise de categorias como procedimento de descodificação do materialcoletado. Os resultados revelam conhecimentos da expertise e da ética profissionalem construção no Pibid Música. O conjunto desses conhecimentos oferece pistaspara fortalecer a profissionalidade do professor de música de escolas de educaçãobásica, e nortear a reflexão sobre as propostas de formação dos cursos delicenciatura no Brasil.

The emerging professionality: building expertise and professional ethics in music teacher education Pibid

This article focuses on analyzing the professional knowledge of undergraduate students that participate of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid (Scholarship Program for New Teachers) in the field of Music Education in Minas Gerais state, by identifying signs of emerging professionality. The theoretical framework is the concept of emerging professionality coined by Jorro (2011) and the seven types of knowledge domains proposed by Shulman (1987). The primary method of data collection was focus groups, involving 49 undergraduates of Music Teacher Education Pibid. Data analysis involved content and categorical analysis. Content analysis was applied as data analysis technique while categorical data analysis as a process to decode the collected material. The results revealed the construction of expertise and professional ethics knowledege in the Music Teacher Education Pibid. This group of knowledge offers clues that not only strength the professionality of music teacher in elementary schools but also guide discussions around the undergraduate programs in Brazil.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.