A construção da docência do professor de instrumento: um estudo com bacharéis – Amplificar

A construção da docência do professor de instrumento: um estudo com bacharéis

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida junto ao grupo FAPEM: Formação, ação e pesquisa em educação musical, que teve como objetivo compreender o processo de construção da docência de instrumentistas bacharéis que atuam como professores de instrumento. A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou como metodologia a investigação biográfico-narrativa (Bolívar, Domingo, 2006), por meio da qual foram produzidas narrativas de três bacharéis formados pela UFSM, professores de instrumento. Como referencial teórico, a pesquisa teve como base estudos de Gauthier et al. (2006), Tardif (2012) e Isaia e Bolzan (2009, 2010). Conscientes de que as narrativas dos três colaboradores não representam a totalidade dos percursos formativos para a docência, concluímos que cada bacharel em instrumento torna-se docente-bacharel através da construção e da mobilização de saberes, os quais são integrados ao ser professor por meio dos processos formativos e das experiências na prática profissional. Além disso, percebemos que os professores, em sua prática docente, mobilizam, além dos saberes descritos por Gauthier et al. (2006) e Tardif (2012), saberes específicos ao professor de instrumento, como o saber da função educativa (Araújo, 2005) e um saber relacionado a aspectos da técnica, expressão musical, além do preparo físico e emocional para a apresentação pública, o qual identificamos como “saber da performance”.

Learning to teach musical instrument: a study with performance bachelor

This paper presents the results of a research (developed within the research group Fapem: Education, action and research in music education) which had as its general objective to understand the Bachelor in instrument’s process of learning to teach musical instruments. This research had a qualitative approach and adopted as its methodology the biographic-narrative investigation (BOLÍVAR, DOMINGO, 2006), through which the narratives of three bachelors who teach instruments were produced. As a theoretical framework, the research was based on studies by Gauthier et al. (2006), Tardif (2012) e Isaia e Bolzan (2009, 2010). While we are aware that the three collaborator’s narratives do not represent the totality of the educational path for teaching, we conclude that each bachelor in instrument becomes a teacher-bachelor through the construction and mobilization of knowledge, which are integrated to the “being a teacher” through education and experience with professional practice. Moreover, we realized that the teachers, in their teaching practice, mobilize, besides the knowledge described by Gauthier et al. (2006) and Tardif (2012), specific knowledge of the instrument teacher, as the education function knowledge (Araújo, 2005), as well as knowledge concerning aspects of technique, musical expression, and physical and emotional preparation for a public performance. We have identified such knowledge as "performance knowledge".

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