Aplicação Pedagógica dos Estudos para Violão de Leo Brouwer em sua Obra de Concerto – Amplificar

Aplicação Pedagógica dos Estudos para Violão de Leo Brouwer em sua Obra de Concerto

Resumo

A partir de um processo analítico comparativo, este trabalho pretende identificar as demandas técnicas e estilísticas recorrentes nos Estudios Sencillos para violão do compositor cubano Leo Brouwer (1939), e em três obras de concerto do mesmo autor, selecionadas a partir de suas três fases composicionais: Danza Característica, pertencente à primeira, La Espiral Eterna, à segunda, e El Decamerón Negro, à terceira. Utilizando como principal referencial teórico a série didática para violão do violonista e compositor uruguaio Abel Carlevaro (1916-2001), objetivou-se encontrar relações entre os resultados obtidos para então avaliar a aplicação pedagógica dos estudos nas obras em questão. Com isso, pretende-se demonstrar a importância da incorporação desses estudos na formação básica de estudantes de violão, como forma de preparação e desenvolvimento técnico-estilístico para a prática e compreensão de obras de nível mais elevado do compositor.

This study aims to identify the technical and stylistic arrangements commonly found in Estudios Sencillos for guitar of the Cuban composer Leo Brouwer (1939) using a comparative analytical process, and in the three follow concert pieces of the same author, selected from his three compositional phases: Danza Característica, of the first phase, La Espiral Eterna, of the second phase, and El Decamerón Negro, of the third phase. By consider the relations between the results obtained, it was possible to evaluate the pedagogical application of studies in the cited pieces. Thus, we aim to show that these studies are important Guitar student’s basic formation, and could be incorporated for preparation and technical-stylistic development for practice and understanding of pieces of the highest level of the composer.

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