Abstração e representação na música eletroacústica – Amplificar

Abstração e representação na música eletroacústica

Resumo

Este artigo parte de uma reavaliação da proposta original das correntes da música concreta e da música eletrônica para concluir que o projeto de Schaeffer de uma escuta reduzida que eliminaria as referências a sentidos extrínsecos ao discurso musical foi superado já nos primórdios da música eletroacústica, ainda que isso não tivesse sido sempre claramente postulado, predominando o elogio da abstração sonora. Utilizando paradigmas da hermenêutica da significação musical desenvolvidos pela teoria das tópicas, novos desdobramentos são descritos e que resultam nas teorias dos tropos musicais, dos campos tópicos, dos gêneros expressivos, da narratividade e da intertextualidade, teorias estas que se propõe a utilizar também na música eletroacústica, pelo menos em certas instâncias particulares. O pressuposto fundamental que valida essa hipótese é a utilização de uma poética de contrastes, que ocorre quando a música eletroacústica se vale da substituição da sintaxe harmônica pelo contraste dado pela significação tópica na determinação de uma arquitetura formal. Observa-se, finalmente, que o recurso a esse artifício pode gerar uma interpretação de espaços paradoxais em que não só características espectro-morfológicas dos sons usados, mas também interpretações hermenêuticas dos eventos sonoros podem contribuir para a percepção de uma realidade virtual incompatível com nossa experiência do mundo físico real.

This paper departs from an evaluation of the original proposition of musique concrète and electronic music, to conclude that Schaeffer’s project of a reduced listening, that would eliminate the references to meanings that are extrinsic to the musical discourse, has been already overcome at the beginnings of the electroacoustic music, despite that this idea was not always clearly stated, prevailing the appraisal of sound abstraction. Using the paradigms of musical meaning hermeneutics, developed by the theory of topics, new developments are described that have resulted in the theories of musical tropes, topical fields, expressive genres, narrativity and intertextuality, which we intend to use also in electroacoustic music, at least at certain particular instances. The fundamental hypothesis that validates this proposition is that the use of a poetics of contrasts which occurs when the electroacoustic music substitutes the topical meaning for the harmonic syntax can produce a formal architecture for the piece. We observe, finally, the resource to this artifice can generate the interpretation of paradoxical spaces in which not only spectral-morphological characteristics of the sounds, but also hermeneutic interpretations of sound events can contribute to the perception of a virtual reality ultimately incompatible with our experience of the real physical world.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.