A pesquisa em técnica vocal, voz e canto em Práticas Interpretativas no Brasil: análise dos resumos das dissertações – Amplificar

A pesquisa em técnica vocal, voz e canto em Práticas Interpretativas no Brasil: análise dos resumos das dissertações

Resumo

A autora desta pesquisa teve como objetivos identificar quais são as etapas de desenvolvimento da compreensão da simultaneidade e da igualdade de durações em música, e identificar graças a quais estruturas cognitivas acontece esse desenvolvimento. O referencial teórico adotado para este estudo foi a obra de Piaget, e o que se realizou neste trabalho foi uma transposição dos conceitos desse autor para o campo da Cognição Musical. Nesta pesquisa foi realizado um estudo que se utilizou do método clínico piagetiano e envolveu um experimento que combinava a execução musical com a realização de entrevista semiestruturada. Os participantes desta pesquisa foram 16 crianças de 5 a 9 anos de idade. A análise dos dados coletados permitiu a observação de que o desenvolvimento da simultaneidade e da igualdade de durações em música ocorre do mesmo modo como apontado pela teoria piagetiana: em três etapas, durante as quais a criança parte do não reconhecimento de ambas, passa ao reconhecimento parcial ou gradual, até atingir, por fim, a compreensão completa desses dois aspectos temporais. Esse desenvolvimento ocorre graças à evolução do pensamento infantil e não propriamente graças a transformações na percepção.

The research in Vocal Technique, Voice and Singing on Performance Pratice: Analysis of abstracts of dissertations

The author of this research aimed to identify what are the stages of development of the understanding of simultaneity and equality of durations in music, and identify the cognitive structures through which this development takes place. The theoretical framework adopted for this study was the work of Piaget, and this investigation conducts a transposition of the concepts of this author to the field of Musical Cognition. In this research was performed a study that used the Piagetian clinical method and involved an experiment that combined musical performance by carrying out semi-structured interview. The participants in this study were 16 children varying from age 5 to 9 years. The analysis of collected data allowed the observation that the development of simultaneity and equal durations in music occurs in the same way as pointed out by Piaget's theory: in three stages, during which the child begins from the non-recognition of both, proceed to partial or gradual recognition, until the complete understanding of these two time aspects takes place. This development occurs through the evolution of the children's thinking and not properly thanks to changes in perception.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.